Lets Play Brasil

UncategorizedO que aprendemos com os vídeo games?

O que aprendemos com os vídeo games?

Embora seja claro que a interatividade dos jogos eletrônicos possam causar certos efeitos negativos – especialmente em excesso – existem diversas pesquisas acadêmicas sobre o assunto além de muitos livros, revelando que pessoas que interagem com games regularmente recebem uma série de benefícios no seu dia a dia.

Novos idiomas

Aprender novas línguas, como o inglês é um dos principais benefícios. A interação habitual com outros jogadores contribui para maior vocabulário, contato com as expressões, gírias e gramática dos mais variados idiomas.

Habilidades de decisão

Todos conhecemos alguém que parece ter uma CPU mais rápida que o resto de nós, capaz de recuperar informações ou reagir em uma fração de segundo. Para alguns, essa capacidade pode ser reforçada através dos jogos. Como novas informações são constantemente exibidas durante o jogo, os jogadores são forçados a se adaptar rapidamente. Em um estudo, jogadores imersos em jogos rápidos foram 25% mais rápidos em reagir a perguntas sobre uma imagem que acabavam de ver em comparação com não jogadores.

Resolução de problemas complexos
Jogos de estratégia, em que é preciso encontrar a solução certeira, estimulam o raciocínio. Para ultrapassar os obstáculos do videogame, é preciso tomar as atitudes certas, o que favorece o pensar lógico e saídas de problemas complexos. A vontade de vencer impede que a criança simplesmente desista frente à dificuldade. E, a melhora é progressiva, já que cada fase é um pouco mais difícil que a anterior.

Criatividade, originalidade e iniciativa

As crianças que jogam videogames se tornam mais criativas, segundo uma pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos. O estudo, divulgado no final do ano passado, foi feito com 500 meninos e meninas de 12 anos de idade.

Depois de passarem por testes de criatividade e responderem a uma entrevista, as crianças usuárias de videogames mostraram ser mais criativas, o que revelou uma ligação entre os jogos e essa qualidade. E, apesar de os meninos jogarem mais do que as meninas, a influência positiva dos games nesse quesito não difere entre os gêneros, nem entre raças.

Melhora as habilidades sociais

Os jogos online permitem que muitos jogadores participem de um jogo simultaneamente. Como tal, há uma comunicação constante entre os jogadores, o que, por sua vez, resulta no desenvolvimento de relacionamentos significativos e casuais entre eles.

Isso ajuda as crianças a encontrar novos amigos, além de fortalecer os vínculos com seus velhos amigos.

Melhora a memória e concentração

Jogar exige memória visual e auditiva. O jogador é obrigado a ler ou ouvir as instruções, que são anunciadas no início do jogo, portanto, há a necessidade de lembrá-las durante todo o jogo. O domínio das teclas do teclado ou controle também exigem a memorização, o que melhora sua memória, seja de curto ou longo prazo.

Além disso, vários jogos demandam muita atenção do jogador durante o jogo. E essa necessidade pode ajudar seu filho a ser uma pessoa mais concentrada.

Melhora o raciocínio

Enquanto joga, o cérebro recebe vários estímulos, tanto visuais quanto auditivos. Crianças que jogam videogame com frequência podem processar esses estímulos mais rapidamente do que as crianças que não jogam.

Esses estímulos garantem que o cérebro esteja trabalhando continuamente para interpretá-los, e conseqüentemente melhoram o raciocínio.

Estimula a leitura

Estudos mostram que crianças que jogam videogame podem obter um pequeno impulso em suas habilidades de leitura. Isso acontece porque as crianças precisam entender as instruções de texto para jogar.

Crianças que relutam em abrir um livro tradicional podem se apressar para ler um site ou fórum da Internet para aprender mais sobre seu jogo favorito.

E aí, curtiu saber que videogames são nossos aliados?

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos a Let’s Play! Espaço de entretenimento com serviços inovadores disponíveis através de quiosque dedicado às experiências com jogos, simuladores e consoles.